terça-feira, 22 de maio de 2012

Armazenagem


A armazenagem é definida como a gestão econômica do espaço necessário para manter estoques de mercadorias de uma forma tridimensional em que o espaço seja ocupado da melhor forma possível, mantendo a carga segura contra possíveis avarias ou roubos.
O layout do armazém deve ser projetado de uma forma em que proporcione o melhor escoamento das cargas tanto nas entradas como nas saídas, pois o fluxo de cargas é dinâmico e o fator tempo é decisório para o fracasso ou sucesso de uma operação que envolva a armazenagem e transporte de mercadorias. O armazém deve ser projetado de acordo com a mercadoria e operação que será realizada.
 Para cada segmento utilizamos um tipo de armazém.
Os armazéns são classificados como: Armazém de commodities, Armazém para granel, Armazéns de produtos frigoríficos, Armazéns para utilidades domésticas e mobiliárias, Armazéns de mercadorias em geral.
Cada um destes armazéns possui uma infra-estrutura diferenciada para acomodar e locomover as cargas de acordo com as suas particularidades mantendo a conservação e proteção necessária.




Daniel Borges.

segunda-feira, 21 de maio de 2012

Noções Básicas de Logística

                                                    
As organizações são compostas por uma rede de processos. A logística é um do processos que constituí  a administração de uma empresa, é responsável por agrupar as atividades relacionadas ao fluxo de produtos e serviços.
A partir do processo de planejamento logístico , a próxima ação é a implementação e controle do fluxo  de informações, operações e armazenamento de cargas de uma forma eficiente e eficaz em termos de custos,bens e serviços,cobrindo desde o ponto de origem até o ponto de consumo, com o objetivo de atender aos requisitos do consumidor.



Daniel Borges

sexta-feira, 18 de maio de 2012

Inicio e Evolução da Logística.

Até o ano de 1950 a Logística não era estudada separadamente, mas ao longo da segunda guerra mundial foi criado um conceito para a otimização do transporte rodoviário, ferroviário e marítimo.Este conceito de otimização tinha os contêiner's como principal ferramenta facilitadora de transportes , pois era possível uma maior agilidade na locomoção das cargas intermodais.Os contêiner's do exercito foram elaborados a principio  para o transporte de armas,alimentos e remédios, para os soldados em campo de batalha.Com o passar do tempo foram criados novos tipos de contêiner's, cada um destes com uma capacidade de carga diferenciada, passando a ser utilizado por empresas, para o transporte de produtos dos setores  primários, secundários e terciários de diversos segmentos de mercado. 
No período de 1950 a 1960 com o advento do marketing começaram os estudos logísticos  e foram criados os primeiros livros sobre o assunto.
Os fatores desta evolução de estudos foram incentivadas pelas alterações nas demandas de consumo, avanços na TI, pressão dos custos e influencia da logística militar. Desde então até os dias atuais são incorporados os avanços da TI na cadeia de suprimentos, facilitando a criação de novos modelos para a gestão logística integrada, com os novos softwares é possível um maior controle , elevação dos níveis de atendimento e redução de custos operacionais agregando maior valor e satisfação para o cliente final. 
De uma forma geral a logística avançou junto com a globalização, hoje pensamos em um ambiente de competição comercial macro, onde empresas do Brasil ,por exemplo, podem competir com empresas Japonesas, as barreiras comerciais foram quebradas e a logística integrada é ferramenta de gestão que coloca o produto nas mão do cliente em qualquer lugar do mundo.



 Daniel Borges.